• Taiara Desirée

'PARIS HAUTE COUTURE': ENTENDA O QUE É ALTA-COSTURA


Esta semana está sendo celebrada uma das semanas mais importantes do ano para a moda, a famosa 'Semana da Alta-Costura de Paris'. Mas você sabe o que significa alta-costura?


Ralph & Russo Couture Fall/Winter 2017/2018. REUTERS/Charles Platiau

No último domingo, foi dado início a mais uma temporada da 'Semana de Alta-Costura de Paris', onde os ateliês da alta-costura apresentam as suas propostas e novidades para o outono-inverno 2017/18.

Quem conhece e/ou estuda sobre a história da moda, sabe que alta-costura é coisa séria. Embora muitos ateliês pelo mundo se divulguem como alta-costura, de fato, só recebe o título quem faz parte da Chambre Syndicale de la Haute Couture, cujo Presidente é o Ralph Toledano, da Fédération de la Haute Couture et de la Mode [Federação Francesa de Alta-Costura].

Para fazer parte do Chambre Syndicale de la Haute Couturer é necessário atender a diversos e rigorosos requisitos, como ter um ateliê próprio onde as roupas são feitas sob medida para o cliente mediante provas, ter uma equipe de pelo menos 20 pessoas especialistas em técnicas manuais trabalhando full time nesse ateliê, entre outros.

Portanto, ser membro da alta-costura não é para qualquer um. A lista atual de membros da alta-costura no mundo, conta com apenas 15 grifes que podem usar o termo registrado, embora a Federação também conte com membros correspondentes e convidados, que participam do line-up dos desfiles da semana.


A giant replica of the Eiffel Tower is seen at the Grand Palais before the German designer Karl Lagerfeld Fall/Winter 2017/2018 collection for fashion house Chanel. REUTERS/Gonzalo Fuentes

O termo alta-costura vem do francês haute couture e se refere à criação em escala artesanal de modelos exclusivos feitos sob medida que, frequentemente, apresentam bordados de linha e/ou pedrarias e metais preciosos. As peças produzidas pelo processo de alta-costura têm alto valor de mercado, devido ao elevado grau de conhecimento e habilidade dos profissionais.

Além do vestuário mega luxuoso, a semana de alta-costura de Paris também expõe propostas para a categoria beleza; e os desfiles têm apresentado, cada vez mais, modelos com visual bem polido, pele natural, sem base e leve uso de batons e iluminadores. Os cabelos penteados para trás, presos de maneira singela e com um efeito molhado continuaram aparecendo como tendência na famosa semana de moda.


Galia Lahav Haute Couture Fall/Winter 2017/2018. REUTERS/Charles Platiau


Maria Grazia Chiuri for Dior Haute Couture Fall/Winter 2017/2018. REUTERS/Gonzalo Fuentes


Ralph & Russo Haute Couture Fall/Winter 2017/2018. REUTERS/Charles Platiau


Italian designer Giorgio Armani Haute Couture Fall/Winter 2017/2018. REUTERS/Charles Platiau

Você pode conferir mais fotos desta 'Semana de Alta-Costura de Paris' acessando REUTERS.

O vídeo abaixo mostra bem todos os detalhes de um processo produtivo da alta-costura parisiense. Uma verdadeira obra de arte e um encanto de se ver.


Agora você já sabe um pouco mais sobre o que realmente significa alta-costura.

Se encantou com esse mundo? Vale a pena acompanhar outros vídeos do Making-of das Coleções da CHANEL no Canal da Grife. Enjoy it!

Um beijo e até amanhã!

Taiara Desirée

#altacostura #altacostura #semanadealtacostura #chanel #fashion #moda #REUTERS #HauteCouture #outonoinverno201718 #GiorgioArmani #RalphRusso #Dior #MariaGraziaChiuri #GaliaLahav

252 visualizações

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando a natureza e todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée - e/ou selecionados por ela (no caso dos Colunistas). Taiara tem a comunicação como um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para o mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.