• Taiara Desirée

CASCAS DE LARANJA VIRAM TECIDO NA ITÁLIA


Tecido criado a partir de cascas de laranja, além de sustentável, transmite nutrientes à pele.


Orange Fiber / Foto Divulgação

As jovens italianas, Adriana Santanocito e Enrica Arena, criaram, em parceria com o Instituto Politécnico de Milão - com a qual obtiveram patente internacional, o "Orange Fiber", um tecido tecnológico feito a partir de cascas, bagaços e sementes de laranja.

Através da nanotecnologia - técnica que permite a criação de novos materiais a partir da manipulação de átomos e moléculas – os óleos essenciais e a vitamina C derivados da fruta são fixados ao tecido em microcápsulas e transmitidos ao corpo gradualmente.

A fase do processo, que garante a fixação das microcápsulas ao tecido, é realizada por uma indústria cosmética. "O resultado é um tecido macio e brilhante, semelhante à seda. Além disso, as substâncias inseridas nas fibras têxteis nutrem a pele sem deixar resíduos ou perfume. É como usar um creme hidratante pela manhã", afirma Enrica.



Adriana Santanocito e Arena Enrica / Foto Divulgação

O tecido vitaminado é resistente às lavagens. Com a tecnologia atual, elas garantem a presença dos nutrientes nas fibras têxteis por até dez lavagens, mas pretendem aumentar o tempo de resistência das microcápsulas ou até mesmo torná-las recarregáveis, com o uso de amaciantes criados especificamente.

O tecido foi criado em Milão, mas com o coração na Sicília, ilha italiana conhecida também pela produção de laranjas e limões, e onde ambas nasceram. A novidade, além de ter recebido diversos prêmios e ter sido selecionada para participar da Expo Milão, em 2015, atraiu a atenção do mundo da moda recebendo encomendas por parte de várias marcas de luxo.

Na primeira fase de transformação da matéria prima em fibra têxtil são reaproveitadas cerca de dez toneladas de restos de laranja, suficientes para produzir quatro mil metros de tecido.

O tecido cosmético é um belo exemplo de moda sustentável, que embora ainda seja um produto de nicho, vem com o objetivo de ser difuso e acessível a todos.

Veja mais em www.orangefiber.it/en/.

Taiara Desirée

#moda #DesignpelaSustentabilidade #cascasdelaranja #tecidosustentável #orangefiber #sustentabilidade #tecidoscomFatordeProteçãoSolarFPS #Designdemoda #fashionsustainable

43 visualizações

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando a natureza e todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée - e/ou selecionados por ela (no caso dos Colunistas). Taiara tem a comunicação como um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para o mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.