No dia 1 ago. 2018 a Terra esgotou seus recursos naturais do ano. Entenda o que isso significa e como é possível ajudar a 'Mover a Data' da dívida ecológica.
Foto Bloguesia
O Dia da Overshoot da Terra marca a data em que nós (toda a humanidade) usamos mais da natureza do que o nosso planeta pode renovar no ano inteiro.
O relatório mais atual do Global Footprint Network mostra que a pegada ecológica da humanidade atingiu a marca de 2,8 hectares globais (gha), em 2018, a uma capacidade de 1,7 (gha) para a população mundial. Isso significa que são necessários 1,7 planetas para apoiar a demanda da humanidade nos ecossistemas da Terra, ou seja, já ultrapassamos a capacidade de regeneração do planeta.
O estudo ainda revela que o Earth Overshoot Day de 2018 foi atingido no dia 1 de agosto, significando que, a partir dessa data, a humanidade passa a consumir mais recursos naturais do que a Terra pode oferecer para o ano, operando, portanto, em dívida ecológica.
Fazendo uma analogia com nossas finanças, imagine que você possui 120 mil reais para viver durante um ano (10 mil/mês), e ao chegar no dia 1 de agosto, você já tenha consumido toda essa reserva financeira. Para poder sobreviver até o final do ano, você entrará no cheque especial com o banco (natureza), e essa dívida se acumulará pelos próximos anos se você não mudar seus hábitos de vida. E se você continuar vivendo ou gastando do mesmo modo, em um determinado momento o próprio banco não terá como emprestar dinheiro para a sua sobrevivência, porque toda a reserva financeira do banco também foi esgotada.
Também conhecido como o Dia da Dívida Ecológica, para o resto do ano, a sociedade opera na superação ecológica, atraindo estoques de recursos locais e acumulando dióxido de carbono na atmosfera. É exatamente isso que estamos fazendo com o nosso planeta, por isso, o assunto é sério e precisa de atenção!
Desde que o Global Footprint Network iniciou os estudos da pegada ecológica, o primeiro Dia da Overshoot da Terra foi marcado em 21 de dezembro de 1971.
Em 1987, caiu para 19 de dezembro.
Em 2014, caiu para 19 de agosto.
Em 2015, caiu para 13 de agosto.
Em 2016, caiu para 8 de agosto.
Em 2017, caiu para 2 de agosto.
E em 2018, fechamos a conta em 1 de agosto.
A cada ano estamos reduzindo a data, por isso repensar sobre os hábitos de consumo e adotar práticas sustentáveis é dever de todo ser humano, afinal, o meio ambiente é indivisível e, se cada um fizer a sua parte, serão mais de 7 bilhões de pessoas agindo em todo o mundo, isso com certeza terá um impacto positivo.
Vídeo Earth Overshoot Day.
E o que podemos fazer para mudar tudo isso?
Precisamos nos tornar uma sociedade mais sustentável e mudar os nossos hábitos de consumo. Reduzir o lixo e o consumo de eletricidade, água e de produtos supérfluos, dar preferência para energia renovável; cortar o consumo de carne; consumir de produtores locais e se reconectar com o meio ambiente; tudo isso e várias outras atitudes sustentáveis podem colaborar para que possamos mover a data cada vez mais pra frente.
Existem muitas soluções nas quatro áreas principais (cidades, energia, alimentação e população) para melhorar a sustentabilidade e mover a data do Overhsoot Day para frente. Veja mais acessando www.overshootday.org.
Imagem do site Earth Overshoot Day.
Como você vai #MoveTheDate? Dê o primeiro passo hoje!
Veja nos links abaixo algumas dicas da ONG Global Footprint Network:
Viajar com uma eco-sensibilidade [Pense no meio ambiente em suas viagens]
Comece uma conversa de população [Compartilhe boas informações]
Simplifique seu guarda-roupas [A moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo]
Mergulhe em dados [Pesquise mais]
Reforce sua dieta baseada em vegetais [veganismo também é sustentável]
Desloque-se socialmente e com menos impacto [é sustentável e saudável]
Desafie os lideres da sua cidade a #movethedate [participe da política socioambiental]
Seja um coletor de lixo por um dia [pequenas atitudes geram grandes impactos sim!]
Comece uma conversa sobre pegada [incentive o consumo consciente]
Desenhe seus próprios passos para #movethedate [seja criativo/a]
Estou sempre buscando melhorar o meu estilo de vida para colaborar com a #movethedate. Sou vegana, evito desperdícios, separo e reciclo meu lixo, simplifiquei o meu guarda-roupa, pratico upcycling, reuso, faço doações, inicio conversas sobre sustentabilidade, trabalho e compartilho informações para inspirar outras pessoas a melhorar a cada dia...
E você, já pensou como você vai #MoveTheDate?
Não deixe para amanhã, comece HOJE a salvar o nosso planeta, seja parte da solução e não da poluição.
Estamos juntos nessa...
Um super beijo e até mais!
Taiara Desirée