• Taiara Desirée

VOCÊ SABE O QUE SEU ROSTO E FEIÇÕES REPRESENTAM?


O seu rosto expressa a sua personalidade, mas a sua imagem pode não estar revelando quem você realmente é em seu íntimo. Pareceu complicado? O Visagismo Philip Hallawell explica tudo isso, entenda mais!


Rosto com as áreas demarcadas. Foto Bloguesia

Engana-se quem pensa que foi mal-interpretado pela aparência que ostenta. Na prática, nem sempre temos a oportunidade de conversar e mostrar ao próximo quem realmente somos, mas, sem dúvidas, somos constantemente interpretados e julgados pelo conjunto da nossa imagem pessoal.

Ela revela muito sobre nós, por isso, compreender o significado da nossa imagem através da ciência do Visagismo Philip Hallawell e saber adequá-la à nossa personalidade e ao que, de fato, desejamos expressar, é fundamental para o processo de autoconhecimento e, consequentemente, para a elevação da autoestima, autoconfiança e sensação de bem-estar, o que melhorará a nossa comunicação, produtividade e qualidade de vida.

Primeiramente é importante entender como funciona o processo mental da imagem.

De acordo com o estudo do psicanalista suíço, Carl G. Jung [1875-1961], os símbolos arquetípicos - que são aqueles que possuem os mesmos significados em todas as culturas e em todos os tempos - agem subliminarmente no inconsciente das pessoas, provocando sensações e reações emocionais, mas não racionais.

Pesquisas apontam que a ativação de reações que geram emoções é de responsabilidade de diversos sistemas, em diferentes áreas do sistema límbico do cérebro.

O neurocientista, Joseph Le Doux, que comanda o Le Doux Labs na Universidade de Colúmbia, em Nova York, USA, investiga como o cérebro processa emoções e mostrou que o tálamo visual tem a função de avaliar os estímulos que o cérebro recebe e distinguir imagens, sons e outros sinais.

Philip Hallawell, após 35 anos de pesquisas, descobriu que o símbolo arquetípico, embutido na estrutura de qualquer imagem, é reconhecido pela amígdala, que, por sua vez, provoca uma reação emocional antes mesmo que a imagem possa ser interpretada racionalmente. Isso explica o porquê de reagirmos de diferentes maneiras quando olhamos para alguma imagem seja pessoal ou não.


Imagem: Livro Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 67

Em relação à imagem pessoal, Philip Hallawell, criador do Visagismo Philip Hallawell, explica que as linhas, as formas e as cores são a base da linguagem visual, usada para construir toda e qualquer imagem que transmite um conceito, por isso, os chamados símbolos arquetípicos estão presentes em todas as imagens, inclusive no nosso rosto e feições. Além disso ele ensina que "a análise do rosto fornece as informações mais reveladoras sobre o temperamento de uma pessoa e também é essencial para a criação de uma imagem esteticamente harmoniosa".

Como toda imagem possui um efeito emocional, os formatos do rosto e das feições, por serem constituídos pelos símbolos universais - linhas verticais, horizontais, inclinadas, curvas, grossas, finas, longas ou curtas - têm o poder de expressar a personalidade do indivíduo.

A ciência do Visagismo Philip Hallawell nos ensina como cada área e feição do nosso rosto pode indicar a nossa identidade. O assunto é extenso e se trata de uma complexa análise, mas através da imagem abaixo é possível ter uma breve noção de como cada parte do nosso rosto revela um pouco sobre nós.


Imagem: Livro Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 156

O profissional Visagista Philip Hallawell é capacitado para conhecer o cliente através da interpretação das suas linhas e formas, e descobrir o que ele deseja expressar, para assim, poder criar um estilo que reflita sua personalidade.

Agora eu te pergunto: Você já passou por algum processo estético [maquiagem, corte de cabelo, cirurgia, etc.] que fez você se sentir "estranho", como se não fosse você?

Philip Hallawell explica que ao se olhar no espelho, a pessoa é afetada emocionalmente pelas estruturas geométricas que compõem sua imagem, e o mesmo acontece com quem nos observa.

Entendeu a razão da nossa imagem pessoal ter um poder comunicador? Pois é, como diz o antropólogo francês, David Le Breton, "Toda alteração no rosto marca a personalidade do indivíduo em sua forma mais profunda".

O Visagismo Philip Hallawell não é uma intuição, trata-se de uma ciência baseada nos fundamentos da linguagem visual, estética, física ótica, geometria, antropologia, psicologia, neurobiologia e em conhecimentos milenares, onde o indivíduo embarca num profundo processo de autoconhecimento que envolve a análise das suas características físicas e do seu comportamento, seguida da reflexão sobre a sua personalidade, além de considerar o seu estilo de vida, as suas exigências profissionais, necessidades particulares, desejos e preferências.

Como costumo dizer, o Visagismo Philip Hallawell é um dos passos para construir uma imagem pessoal com consciência e sustentabilidade, pois quando nos conhecemos profundamente passamos a entender que não precisamos de muito para revelar estilo, apenas de escolhas corretas e harmônicas.

Você já se perguntou sobre "O que você deseja expressar pela sua imagem?". Será que ela está representando quem você realmente é em seu íntimo?

O Design Pessoal pode lhe ajudar com essa autoanálise. Para saber mais acesse www.designpessoal.com e fique por dentro de tudo.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

Fonte: Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

#visagismophiliphallawell #visagismo #VisagismoIntegradoidentidadeestiloebeleza #VisagistaPhilipHallawell #philiphallawell #TaiaraDesirée #bloguesiaincentiva #imagempessoal #neurolinguística #psicólogoCarlJung #psicologia #ConsultoriadeImagem #consultoriadeimagem #consultoriaimagemeestilo #imagemeestilo #estilopessoal #Designpessoal #sustentabilidade

0 visualização

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando a natureza e todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée - e/ou selecionados por ela (no caso dos Colunistas). Taiara tem a comunicação como um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para o mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.