No dia 1 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Veganismo, uma filosofia de vida que ganha cada vez mais adeptos pelo mundo.
Esta blusa inspirou a minha palestra sobre Moda Vegana que apresentei no VegFest Brasil, porque, até mesmo através da moda, come-se animais. Então com esta mesma t-shirt, no Dia Mundial do Veganismo, registro aqui a mensagem que deixei ao final da apresentação:
“Se você cultivar um coração cheio de bondade amorosa e compaixão, aprendendo a viver em harmonia com a natureza e com todos os seres que habitam a Terra conosco, a felicidade e toda beleza virá naturalmente de dentro de você”.
Hoje e todos os dias, aspiro que o amor sempre prevaleça o desejo, porque não importa o sabor do alimento, a beleza da roupa ou a qualidade do produto, quando estes são fruto da exploração de outros seres. Por um mundo com menos egoísmo e mais compaixão, considere o veganismo.
Animais: Não coma, não use, não teste.
SOBRE O DIA MUNDIAL DO VEGANISMO
O Dia Mundial Vegano foi estabelecido em 1994 por Louise Wallis, então presidente da The Vegan Society da Inglaterra, a instituição vegana mais antiga do mundo, a mesma que oficializou o termo “vegano”. Louise estabeleceu que todo dia 1º de novembro seria comemorado o Dia Mundial Vegano justamente no aniversário de 50 anos da Vegan Society, criada em 1944.
O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.
Definição criada pela The Vegan Society.
Portanto, vegano(a) é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais. Eu sou vegana há mais de um ano e, como sempre digo, foi a melhor escolha que fiz na vida, só há um arrependimento: não ter feito essa escolha antes.
Enfim, somos hoje, 13% da população brasileira, 30 milhões de pessoas despertas. Considere o veganismo você também, vem para essa corrente do bem. Se precisar de ajuda, pode contar comigo.
Um super beijo e até mais!
Taiara Desirée
Comments