• Taiara Desirée

QUESTÕES LEGAIS E FINANCEIRAS - GEDS ECONÔMICO

Atualizado: 5 de Ago de 2019

Reflexão dos estudos do Módulo 5 da Dimensão Econômica do Curso Design Para Sustentabilidade do Gaia Education, que aborda o tema 'Questões Legais e Financeiras'.



Através deste estudo, pude perceber, com riqueza de detalhes, a importância de se investir todo o tempo possível para chegar em um modelo de negócio realmente bem pensado. Para ser capaz de contribuir para a transição para comunidades prósperas e sustentáveis, a própria empresa precisa ser sustentável econômica, social e ecologicamente, e é neste caminho que venho trabalhando e buscando evoluir.


Por isso, foi importante compreender que um modelo de negócio sustentável deve, entre outros aspectos, ajudar a descrever, analisar, gerenciar e comunicar:


  1. A proposta de valor sustentável de uma empresa aos seus clientes e a todas as outras partes interessadas;

  2. A forma como ela gera e fornece este valor;

  3. A forma como ela capta o valor econômico, mantendo ou regenerando o capital natural, social e econômico para além das suas fronteiras organizacionais.


Como não tinha nenhum conhecimento acerca das questões que envolvem economia de empresas, foi de suma importância conhecer as diferentes espécies e fontes de financiamentos e entender um pouco sobre os tipos de capitais e investimentos, uma vez que estou em fase de captação de recursos para o meu mais novo projeto - o DESIRÉE TV - que será lançado em breve.


Outro ponto relevante, diz respeito à Preparação de Estudos de Viabilidade e Planos de Negócios, que me orientaram e inspiraram acerca das informações que são necessárias na hora de preparar os estudos de viabilidade e o plano dos meus trabalhos. Após a análise dos “conteúdos típicos”, pude perceber alguns pontos que estão faltando em meu projeto, os quais irei inserir para torná-lo mais detalhado e com melhor potencial.


A cada módulo, percebo profundamente como

cuidar do patrimônio comum convida as pessoas a colaborarem e compartilharem a abundância oferecida por um lugar e por uma cultura específicos, enquanto a propriedade privada excessiva cria escassez artificial e separação, nos levando à competitividade.


Também foi ótimo conhecer os ‘princípios de design’ identificados por Elilnor Ostrom, um exemplo a ser seguido por todos nós; assim como o conceito de “bens comuns”, entendendo que para criar culturas regenerativas dependemos criticamente da nossa capacidade para colaborar na gestão dos recursos locais, regionais e globais de maneira coletiva, e como precisamos aprender a arte da comunalidade.


Foi incrível conhecer o Manifesto ‘Open Source Everything’ ("Abrir o código de tudo"), de Robert David Steel, que propõe uma nova forma radical de seguir adiante, principalmente, depois de eu ter realizado o Curso de Propriedade Intelectual oferecido pelo INPI, no final do ano passado. A abordagem de "código aberto” (‘open source’) me despertou um novo olhar e eu fiquei bem feliz em ver que está crescendo rapidamente e que projetos pioneiros estão sendo desenvolvidos em muitas áreas por todo o mundo.


Interessei-me pela proposta introduzida por Steel, que nos mostra como podemos financiar e implementar uma estratégia para alcançar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2050, e que apresenta a complexidade das razões pelas quais abrir o código de tudo é desesperadamente necessário e uma maneira sábia de seguir daqui para a frente.


Por fim, não poderia deixar de falar dos ‘Direitos da Terra’ como base legal para um futuro sustentável regenerativo. Como advogada especialista em Direito Ambiental, sei da importância de se romper com as limitações de nossos sistemas legais em vigor, que são centrados no homem, e reconhecer, respeitar e fazer respeitar Direitos da Natureza como uma das atitudes mais transformadoras e altamente impulsionadoras que a humanidade pode tomar para criar um futuro sustentável para todos.


O Gaia Education, com sua ampla visão de mundo, consegue me ajudar a desenhar e redesenhar os meus pensamentos e conhecimentos, em diversos aspectos. Uma fantástica e transformadora experiência.


Minha eterna gratidão ao GEDS Design Econômico e ao Facilitador Jorge Koho Mello por toda sabedoria compartilhada nesta Dimensão.


Taiara Desirée


#designparasustentabilidae #dimensãoeconômica #designeconomico #GaiaEducation #geds #questõeslegais #questõesfinanceiras #direitosdaterra #reflexão

6 visualizações

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando a natureza e todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée - e/ou selecionados por ela (no caso dos Colunistas). Taiara tem a comunicação como um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para o mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.