• Renata Cortella

SAÚDE EM CONSTRUÇÃO. OU NÃO!


Entenda porquê mudar de uma alimentação onívora para baseada em plantas é uma escolha inteligente.



Início de ano traz consigo a reflexão sobre o estilo de vida e as consequências que estão sendo alertadas pelo corpo como cansaço excessivo, sonolência, dificuldade de concentração, alteração intestinal. São inúmeras as manifestações que vão se somando ao longo do tempo e até mesmo doenças já estabelecidas após anos de desequilíbrio.


Uma área vital a ser avaliada é a alimentação. A alimentação baseada em plantas é cientificamente comprovada como a ideal para prevenção e tratamento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças autoimunes e muitas outras. Quando balanceada, ela fornece a proporção necessária de proteínas, carboidratos e gorduras, além de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos essenciais para o correto funcionamento do corpo!


Mudar de uma alimentação onívora para baseada em plantas é inteligente porque trocamos alimentos extremamente inflamatórios como carnes, laticínios e ovos por alimentos extremamente benéficos e antiinflamatórios. Mas qual o problema de inflamação? Inflamação crônica é base para doença crônica como as que citei anteriormente. Então modulando inflamação, modulamos o estado de saúde e bem estar.



Perceba que alimentação vegetariana estrita (vegana) não é sinônimo de baseada em plantas (plant based diet). Batata frita, farinha branca e açúcar refinados são vegetarianos mas não são saudáveis. Quando falo de alimentação baseada em plantas falo de alimento natural, integral ou minimamente processado, sem ultraprocessados, refinados ou frituras.


Existem outros aspectos do estilo de vida a serem questionados para avaliar a saúde como um todo como nível de estresse, ansiedade, atividade física, lazer. Mas o que você pode começar hoje e que faz inúmeras vezes ao dia? Cuidar da alimentação.


Comece adicionando alimentos vegetais na sua rotina e os de origem animal ficarão sem espaço na saúde que você quer construir.


Reflita: ao longo do dia você está se nutrindo ou inflamando?


Dra. Renata Cortella

Instagram: @renatacortella

Youtube: Renata Cortella


#medicavegana #plantbased #veganismo #vegetarianismo #saudeintegral #govegan

60 visualizações

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando a natureza e todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée - e/ou selecionados por ela (no caso dos Colunistas). Taiara tem a comunicação como um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para o mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.