• Taiara Desirée

PENSE BEM ANTES DE COMPRAR


Reflita antes de comprar, pratique o consumo consciente e semeei muitos benefícios.


Image by webandi on Pixabay

Todas as nossas escolhas têm um forte impacto além do aspecto pessoal, por isso. antes de entrar de cabeça nas compras e ofertas que o mercado oferece, que tal responder a essas perguntas: Preciso comprar? Por que comprar? O que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? E como descartar?

Ao fazer essa breve reflexão - muitas vezes - você verá que a ideia da compra pode ser apenas por impulso e desnecessária, afinal não precisamos nem devemos manter o ritmo de consumo que fomos acostumados durante anos. Ser consciente poupa recursos que já estão escassos no nosso planeta!

Se pormos em prática o que ensina Otto Scharmer em sua Teoria U veremos que mudar nossas escolhas e atitudes quanto ao consumo é bem mais fácil do que imaginamos. Em resumo, precisamos ter a Mente Aberta para ver a realidade do mundo atual, ter o Coração Aberto para se sensibilizar com a situação em que vivemos e também ter a Vontade Aberta para, de fato, agir e fazer a nossa parte pelo bem da Terra e de todos os que nela habitam.

Trata-se de um processo reflexivo onde deixamos de lado o EGO para ser mais ECO, parando de pensar somente em si para enxergar o mundo com mais empatia. É agir localmente pensando globalmente. Há muitas razões para isso, mas posso apresentar alguns dados que já são bem relevantes:

  • Consumimos, anualmente, mais de 1 vez e meia o que o planeta pode gerar e regenerar em um ano [veja mais nesse post aqui]

  • Temos 2,5 bilhões de pessoas na faixa da miséria.

  • Vivemos o grande desequilíbrio do 'TER x NÃO TER', ou seja, o dinheiro está nas mãos de poucos.

  • De acordo com a OMS, a taxa de suicídios no mundo é três vezes maior que o número de mortes por guerra ou violência.

  • Ainda segundo a OMS, a poluição ambiental mata mais de 12 milhões de pessoas por ano.

  • Até 2030 teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos, se nada for feito para mudar o ritmo de consumo e descarte inadequado desse material.

  • Vivemos numa bolha ecológica ilusória, sempre pensando que temos um crescimento infinito, quando na verdade temos recursos finitos e muitos já escassos.

Esses são alguns sinais de que estamos numa era de colapsos financeiros, ecológicos, sociais e climáticos, de escassez de recursos, saúde, educação, de fome, desequilíbrio emocional, entre outros.

E você já parou para se perguntar: Por que nós, coletivamente, produzimos resultados que não queremos?

Com base em tudo isso, sugiro mais algumas reflexões: Será que você consome o que realmente é necessário ou ainda se mantém vítima do consumismo? Você está atento aos riscos climáticos e sociais?

O planeta está aquecendo e todos precisam entender os riscos desse processo. Procure saber o que as empresas estão fazendo com relação a isso. Se a compra for realmente necessária, prefira consumir de empresas que estão atuando com responsabilidade socioambiental. Busque saber mais sobre consumo e produção conscientes, cobre por economia circular, pergunte, exija, faça a sua parte, afinal, mudanças começam com iniciativas.

Vamos juntos construir o futuro que queremos.

Taiara Desirée

#OttoScharmer #TeoriaU #menteaberta #coraçãoaberto #vontadeaberta #eco #ego #consumo #consumismo #sustentabilidade #consumoexcessivo #consumoconsciente #sustentável #ecofriendly #ecofriendly #visãosocial #visãoecológica #visãoespiritual #ofuturoquequeremos #agenda2030 #poluiçãoambiental #meioambiente #OMS

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é a mesma desde 2010: levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée, que tem na comunicação um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.