top of page
1 Congresso (312)_edited.jpg
Primeiro título_.png

Nos dias 05 e 06 de julho de 2024 a Comissão de Direito da Moda e a OAB Uberlândia realizaram o I Congresso de Direito e Moda Sustentável do Triângulo Mineiro, na Sede da OAB Uberlândia-MG, com várias palestras, Talk Shows, expositores e desfiles de moda inclusiva, sustentável e upcycling.

O evento, que retratou “O impacto dos 17 ODS no Brasil e no Mundo em face da cadeia produtiva da indústria da moda”, contou com a participação de Advogados renomados e autoridades de Uberlândia no segmento da moda e da Justiça, bem como com a presença de Taiara Desirée, Doutoranda da PUC-SP e autora do livro “O meio ambiente sustentável da moda no Brasil e no mundo”, que foi a inspiração para o Congresso, que surpreendeu positivamente o público mineiro.

O estilista, especialista em Gestão Ambiental e Mestre Sociólogo, Luiz Terra, que esteve no evento, afirma que “Dra. Taiara Desirée é uma grande inspiração para mim em relação ao meio ambiente sustentável de Moda no Brasil e no Mundo. Sua palestra na OAB, na cidade de Uberlândia-MG, mudou o pensamento de vários profissionais da moda. É uma pessoa ímpar que teoriza e prioriza tantas pautas importantes no “fashion law” do cenário brasileiro. Seu livro “O Meio Ambiente Sustentável da Moda no Brasil e no Mundo” é basicamente um guia lúdico e pedagógico para qualquer profissional de Moda ler, se inspirar e colocar todas as normativas e conceitos ali em prática. Digo que Dra. Taiara Desirée é NECESSÁRIA para o cenário da indústria têxtil e sustentabilidade.”

Taiara Desirée ao lado do Estilista, Luiz Terra, e da Advogada, Dra. Layner Cruz, Vice-Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB-Uberlândia/MG.

Taiara Desirée e a Dra. Heloisa Corrêa Meneses, Advogada e Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais.

Heloisa Corrêa Meneses, Advogada e Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais, que também palestrou no evento, disse: “Eu tive o privilégio de conhecer a Taiara Desirée no Congresso de Direito de Moda Sustentável. Pude aprender um pouco mais sobre o universo da indústria da moda e os seus impactos no meio ambiente, ela com sua fala eloquente e incisiva abordou com maestria um tema tão importante que é a consciência ambiental e animal, tanto em sua palestra quanto no seu livro. Ao mesmo tempo pude compartilhar os mesmos ideais ao reforçar a necessidade de se aplicar a Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nossa sociedade civil, principalmente no que tange ao ODS 12 (Consumo e Produção Sustentável). Taiara Desirée você é um ser de luz e espero que nossos caminhos continuem se cruzando na defesa dos 17ODS!”.

 

O livro de Taiara Desirée, publicado pela Editora Lumen Juris, está na sua segunda edição e é uma obra pioneira no segmento, sendo o primeiro livro brasileiro a abordar a indústria da Moda e Beleza pela perspectiva do Direito Ambiental e do Direito Animal em uma única obra, razão pela qual foi a inspiração para este Congresso organizado pela OAB de Minas Gerais.


Breno Linhares Lintz, Promotor de Justiça no Ministério Público de Minas Gerais, Curador do Meio Ambiente de Uberlândia e ativista da causa animal, sobre o livro de Taiara Desirée diz que é “Uma obra abrangente, rica e indispensável. No início uma leitura curiosa e despretensiosa, seguida de reflexões sobre a negligência do homem em relação ao consumo e a irresponsabilidade ambiental. A forma de abordar o tema transformou a publicação em uma importante fonte não só para o meio jurídico. Parabéns à autora.”

Taiara Desirée ao lado do Dr. Breno Linhares Lintz, Promotor de Justiça do MPMG e ativista da causa animal.

A Profa. Dra. Aline Teixeira Souza Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que também palestrou no evento falando sobre Moda Sustentável e Upcycling, disse que “A palestra da Dra. Taiara Desirée foi um verdadeiro convite à reflexão sobre como a humanidade vem explorando a natureza no contexto da indústria da moda. Ela abordou de forma clara e impactante os problemas que esse setor causa, trazendo à tona os expressivos impactos ambientais, sociais e econômicos. Em especial, Taiara destacou a questão da causa animal, mostrando como essa exploração afeta diretamente a vida dos animais. Sua apresentação foi uma chamada urgente para repensarmos nossos hábitos de consumo e buscarmos alternativas mais sustentáveis e éticas na moda.”

A segunda edição da obra está revista, atualizada e ampliada com dois novos capítulos: A Moda Pós-Covid-19 e O Direito Animal na Indústria da Moda. Ao todo, o livro conta com dez capítulos e, como afirma a advogada, Dra. Frederica Richter, no Prefácio: “Esta obra é muito mais que um estudo jurídico com olhar voltado ao meio ambiente e a moda, mas sim, fruto da consciência da autora sobre seus múltiplos papéis no mundo, seja como pesquisadora, professora, jornalista, consultora e até mesmo consumidora, em resumo; fruto de uma verdadeira filosofia de vida".


Taiara Desirée e a Dra. Aline Teixeira Souza Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

A Advogada, Dra. Bruna Kopp, relata que “A palestra da Dra. Taiara Desirée foi muito importante para o I Congresso de Direito e Moda Sustentável do Triângulo Mineiro. O tema da sustentabilidade foi abordado de forma muito sensível e pontual. Um dos destaques da palestra foram a dicas para a aplicação de práticas sustentáveis no nosso dia a dia e a abordagem dos 17 ODS e da agenda 2030 da ONU. Só tenho que parabenizar a Dra. Taiara Desirée pela brilhante explanação.”


Taiara Desirée e a advogada, Dra. Bruna Kopp, Fundadora e Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/DF(2019-2023) e professora da ESA/DF

Priscila Dias Paula, Pedagoga, Especialista em Educação Básica, responsável pelos projetos e ações sociais do @nozis.brecho, esteve no Congresso e foi sorteada com um livro de Taiara Desirée. Priscila disse que “Essa semana um amigo próximo me perguntou se vale a pena trabalhar com moda circular, que esse conceito de ser sustentável é muito clichê... Refleti muito sobre o “valer a pena”, e me propus a pesquisar mais sobre a cultura da paz, o desenvolvimento regenerativo, e tirar do papel as propostas educativas que temos planejado pra aplicar na rede pública de ensino. Partilho contigo essa situação, pois foi a partir do congresso, da sua obra, que a inquietude cresceu, está germinando, e em breve, poderemos também partilhar contigo dos frutos. Mais uma vez obrigada.”

Taiara Desirée e Priscila Dias Paula, Pedagoga, especialista em Educação Básica, responsável pelos projetos e ações sociais do @nozis.brecho

Taiara Desirée e a Dra. Sthefanne Barros, Advogada, Presidente da Comissão de Direito da Moda Gestão 2022/2024, da OAB-Uberlândia/MG

Conheci Taiara Desirée através da indicação de uma Colega Advogada, na época estávamos a procura de alguém que entendesse sobre Direito Ambiental e Moda Sustentável e pudesse falar sobre essa temática na Comissão de Direito da Moda da qual sou presidente, gestão 2022/2024 na cidade de Uberlândia/MG. 


Logo que a conheci fiquei impressionada com seu vasto conhecimento na área do Direito e da Moda, se tratava de uma pesquisadora e desbravadora.


Aos poucos estreitamos os laços de coleguismo, até que fui convidada por Desirée para fazer o Curso  “ESG e o Direito Animal na Indústria da Moda e Beleza”, curso esse, que superou completamente  minhas expectativas. Além de ampliar meu conhecimento sobre a relevância da sustentabilidade frente ao meio ambiente. Tive acesso a materiais inéditos, informações extremamente relevantes para que eu pudesse atuar no mundo jurídico com mais propriedade e assertividade. Despertou meu lado consciente sobre a importância da proteção do Direito Animal, principalmente àquele que faz conexão com o mundo da moda. E me fez refletir de que toda mudança começa por nós a partir da tomada de consciência e decisão. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos. Preservá-lo também. Somente assim conseguiremos garantir a existência das presentes e futuras gerações.


A partir dessa tomada de consciência após a vivência do Curso e a leitura do livro, veio uma inspiração divina de trazer essa temática em forma de congresso aos operadores do Direito e da Cadeia produtiva da indústria da moda. O projeto saiu da gaveta no ano de 2024 e decidimos como comissão que iríamos executá-lo. 


Foi então que fizemos o convite à Desirée de ser palestrante no I Congresso de Direito e Moda Sustentável do Triângulo Mineiro. Foi uma escolha assertiva e ela, mais uma vez, superou as expectativas. 


Além de ser extremamente intelectual e gabaritada junto ao Direito e a Moda Sustentável, também é competente no que faz.


Sua palestra abrilhantou os olhos de todos que estiveram presentes no congresso, além de responder com maestria as perguntas as quais lhe foram feitas no Talk Show. 


Recomendo essa brilhante profissional e palestrante sempre que me perguntarem, pois o propósito de vida dela transborda na vida de todos que tem o privilégio de cruzarem seu caminho. Ela é uma Mulher de Impacto, uma pesquisadora consciente e em expansão e não mede esforços para que seus conhecimentos sejam disseminados nas presentes e futuras gerações. Sua pesquisa mudará o mundo e o planeta e construirá um legado extraordinário. Fomos agradecidos pelo privilégio de recebermos ela aqui no Triângulo Mineiro. As sementes das quais ela lançou, já estão germinando e produzirão muitos frutos. 

​Taiara Desirée apresentando sua palestra “A sensível consciência sobre a Indústria da Moda”, para o público do I Congresso de Direito e Moda Sustentável do Triângulo Mineiro, na OAB-Uberlândia/MG.

Taiara, que é autora de várias outras obras jurídicas e filosóficas, ainda destacou em sua palestra, que nós nunca conseguiremos cumprir as 169 metas que integram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, se não cumprirmos o nosso primeiro e primordial objetivo de transformar o nosso coração, buscando Justiça e Paz para todas as formas de Vida.

Essa foi a mensagem que Taiara Desirée deixou em Uberlândia-MG, na esperança de tocar os corações para que as sementes plantadas naquele evento possam gerar muitos frutos.

Registros fotográficos: Claudio Alves Júnior | @cladiojrfoto

I Congresso de Direito e Moda Sustentável do Triângulo Mineiro na Sede da OAB Uberlândia-MG.

O Meio Ambiente Sustentável da Moda no Brasil e no Mundo

Sobre a autora

 

O livro é resultado da práxis transformadora que a autora vive no seu dia a dia. Taiara Desirée segue expandindo a educação ambiental e vegana, por meio do Direito, da Filosofia e das Neurociências, com quase 15 anos de experiência com o Direito Ambiental. Doutoranda em Filosofia pela PUC-SP, possui seis livros publicados pela editora Lumen Juris, entre outras obras. É mestra em filosofia pela UFPB, pós-graduada em Direito Ambiental e em Direito Animal, graduada em Direito desde 2012, designer para sustentabilidade pelo Gaia Education, jornalista membro da Brazilian International Press Association. Pesquisadora e profissional de campos jurídicos e extrajurídicos. Advogada desde 2012, agora licenciada, possui ampla experiência em assessoria jurídica de Gabinete de Promotoria de Justiça e de Juízo de Primeiro Grau, tanto no MPPB como no TJPB. Há mais de uma década, pesquisa e trabalha pela defesa ambiental, possuindo comenda, prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais (USA/2018 e Londres/2022), por seus trabalhos com a educação ambiental, sobre estilo de vida saudável, sustentável e vegano, e por sua atuação para contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária.
É Psicanalista Clínica em formação pelo Grupo Médico Psicanalítico Lattes, pesquisando sobre a neuroplasticidade do comportamento humano frente às causas ambientais. Atualmente é Assessora Jurídica na 43ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Social da Capital, no MPPB.

Livro de doutoranda inspira congresso
de Direito e Moda Sustentável

@puc_sp  (Instagam)

Para ver a notícia completa, acesse o site da PUC-SP
 

bottom of page