Algumas pessoas acreditam que se deixarem de fazer alguma refeição estarão economizando calorias, mas, na prática, isso não funciona porque ficar mais do que 5 ou 6 horas sem comer torna o metabolismo mais lento e aumenta muito a fome para a próxima refeição, que normalmente acaba sendo no final de tarde ou à noite.
Pessoas que têm vida muito corrida e sem rotina alimentar acaba virando “comedores” noturnos e de fim de semana, o que só favorece o ganho de peso. Outro erro comum é acreditar que seguir uma dieta que retire totalmente um grupo alimentar seja a solução para perder peso, mas o que sabemos é que só perderá saúde.
A famosa dieta e mais popular atualmente é aquela que “corta” os carboidratos e libera proteína e gorduras. Os carboidratos fornecem o combustível para que o nosso organismo funcione bem, portanto, sua falta acarretará aumento do colesterol.
Recomendo escolher carboidratos do bem e de baixo índice glicêmico, ou seja, evite aqueles feitos com açúcar e farinha refinada (sem fibras), gorduras do bem (óleo de oliva, nozes, amêndoas, óleo de canola) e proteínas magras.
Para emagrecer de forma saudável é preciso garantir ao corpo a ingestão de todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, ao mesmo tempo que o consumo de calorias precisa diminuir. Procure um Nutricionista e se alimente de forma correta.
Dica da Nutricionista Clínica e Esportiva Katianne Targino
Taiara Desirée