• Taiara Desirée

NA MODA SEM SE ENDIVIDAR: BATE PAPO COM A VERENA CORDEIRO - CONSULTORA FINANCEIRA EM NEW YORK



Com a era high-tech em que estamos vivendo, as notícias e novidades do mundo da moda chegam a todo instante, todos os dias surge uma nova tendência ou um item desejo, mas acompanhar a Fast-Fashion não é fácil nem significa que você seja mais estilosa[o] por isso.

Comprar, gastar, estourar o cartão de crédito e se endividar para estar na moda não é nada fashion, por isso resolvi trazer uma convidada especial para o bate papo de hoje sobre moda e finanças.

Já tive a oportunidade de morar fora do Brasil e aprendi que lá fora a cultura do consumo é diferente da nossa, enquanto aqui costuma-se realizar compras parceladas, lá nos Estados Unidos p. ex., as compras são feitas à vista. Compramos o que estamos realmente precisando e no valor que podemos investir, dessa forma temos um controle maior das nossas finanças evitando surpresas no mês seguinte.

Em outros países, como na França p. ex., costuma-se investir um pouco mais em itens de melhor qualidade e maior durabilidade evitando gastos desnecessários com peças que não serão usadas por muito tempo só por estarem na moda. Apostar em cores neutras e peças atemporais é a minha sacada para estar sempre bem vestida independente da estação.


Mas quando o assunto diz respeito a Finanças, a Verena Cordeiro que é Consultora Financeira em New York sabe falar muito bem. Ela é a nossa convidada especial de hoje e vai tirar todas as nossas dúvidas.

Para quem não sabe, o distrito financeiro de Nova Iorque, ancorado por Wall Street em Lower Manhattan, atua como um dos maiores centros financeiros do mundo e é o lar da Bolsa de Valores de Nova Iorque, a maior bolsa de valores do planeta pelo total de capitalização de mercado de suas empresas listadas. Pois é, não é à toa que a Verena é Consultora Financeira em Wall Street, ela é uma profissional gabaritada, muito competente e direto de Nova Iorque ela nos ensina como estar na moda sem se endividar.


BATE PAPO

1. Olá Verena, seja bem-vinda ao Bloguesia. Antes de irmos direto ao assunto, para que o pessoal te conheça um pouco mais, conta pra gente como você se tornou uma Consultora Financeira num dos maiores centros financeiros do Mundo.

VERENA: Eu trabalho como consultora especialista no mercado off-shore [internacional] desde 2006 e sempre tive o sonho de morar e trabalhar em Nova York. A companhia que eu trabalho oferece premiações como viagens e convenções espalhadas pelo mundo, inclusive já dei uma rodadinha antes de parar por aqui. Porém, em 2013 após ganhar um concurso interno e ir para convenção mundial da empresa na Irlanda acabei tendo a oportunidade de atuar desde Nova York dando suportes para clientes brasileiros que tem interesse em diversificar seu patrimônio no mercado global.

2. Nossa, parabéns! Agora explica qual o maior problema que você enxerga nesse mercado da moda e do consumismo exagerado. E o que devemos evitar para não cairmos em armadilhas.

VERENA: Eu nunca fui uma pessoa extremamente consumista e há 6 anos eu já vinha me desapegando do consumo principalmente quando comecei a ler sobre minimalismo [A arte de viver com menos]. As coisas se complementaram quando cheguei em Nova York e pude compreender como nossa cultura é vaidosa, nos levando a viver sob aparências tendo como consequência a falência financeira. O que me deixa triste com esse mercado da MODA é a forma com que ele é passado para as pessoas - um “modelo” sedutor, viciante e predador - e a porcentagem dos que perdem com esse mercado é muito maior do que os que ganham.


3. Promoção, liquidação, Black Friday, queima de estoque, o que devemos ter cuidado com essas práticas de mercado para não cair na tentação de comprar só por comprar?

VERENA: Vamos pensar o seguinte... Esse mercado bilionário contrata os melhores especialistas do mercado para desvendarem a sua mente e te transformar em um alienado comprador impulsivo. Eu te pergunto quem realmente está ganhando com tudo isso?? O ideal seria sair de casa com listas prontas, entrar no estilo francês em que menos é mais, ter no seu guarda roupa 80% de cores neutras e pouco colorido e estampa, se não puder gastar, evite seguir lojas e blogueiras que incentivam o consumo desenfreado. Gosto muito da teoria do "se pague primeiro" ou seja, invista seu dinheiro e pague suas contas primárias assim que receber seu salário e o que sobrar você utiliza para seu lazer.

4. Na sua opinião, em que itens devemos investir para estar sempre na moda sem se endividar? Vale a pena investir em marcas caras que prometem maior durabilidade ou o custo não compensa?

VERENA: Vou falar um pouco sobre o que eu tenho para trabalhar [risos]... Blazer preto e azul marinho, blusas de tom neutro com um bom tecido, saia preta, marrom e bege [passo a semana inteira com elas] além de serem mais femininas. Tenho dois sapatos de trabalho um preto e um bege ainda estou pensando em uma terceira opção, não me preocupo com marcas, e sim com conforto e qualidade. Aqui em Nova York eu preciso ter alguns casacos, afinal são 9 meses de frio, tenho uns 4 esportes, dois sobretudo [um preto e um azul] e um para frios extremos que é vermelho. A verdade é que quanto mais fácil for se vestir mais tempo sobra para outras coisas, pois, quando precisamos de tempo extra ele nunca aparece.


5. E quanto aos aparelhos eletrônicos da moda. Vale a pena seguir a tendência? Passar o antigo para a frente e investir no novo, ou não? O meu iPhone ainda é o 5S e tá me servindo muito bem, mas devo trocar para não desvalorizar?

VERENA: Jamais!! Meu aparelho tem recursos que eu nem uso, isso é outro mito para sustentar o comércio, afinal a Apple não pode parar de vender. Eles precisam sempre estar criando algo mais avançado para "tomar" o nosso dinheiro e ser uma das empresas mais ricas da Bolsa Americana. Não compre somente por comprar, pois nem os mais ricos da 5ª Avenida fazem isso.

6. Depois dessa era das blogueiras, onde muitas incentivam o uso de produtos só porque estão sendo pagas pelas empresas, que dica você dá para as leitoras do Bloguesia não caírem nas armadilhas do consumismo.

VERENA: Pesquisem antes, se puderem, em outro idioma comparando canais daqui com os de outros países, é dessa forma que eu consigo ter um equilíbrio do que realmente vale a pena. E reflitam, perguntem-se: Isso é uma necessidade ou um desejo? Tudo precisa estar enquadrado com o seu objetivo de vida, se você tiver outras prioridades que vão além de comprar então é o momento de dizer não.

7. Qual o melhor investimento que devemos fazer para sempre estarmos tranquilas financeiramente e qual o percentual que você considera ideal para gastos pessoais com vestuário e itens de beleza?

VERENA: Eu não acredito que exista melhor investimento eu acredito na individualidade de cada um, para fazer qualquer tipo de indicação o consultor precisa ter mais informações sobre os seus clientes como por exemplo: Para quando você precisa desse capital? Quanto você tem? Qual a finalidade? Tem filhos? Essas e milhares de outras perguntas vão determinar qual a melhor opção. Porém, se você está apenas começando e não tem nada, o ideal é juntar um valor inicial na poupança pra depois dar o segundo passo em direção a uma boa renda fixa como alguns CDBs, CDI, Tesouro Direto, LCI entre outras, e fuja de bancos!! Assim que possível abra uma conta em uma corretora independente, sairá bem mais barato. Eu não acredito em regras específicas eu acredito que se você economizar um mínimo de 20% a 30% e conseguir ter as outras contas em dia você pode se dar alguns presentes de maneira saudável. A consciência é nossa própria conselheira, não acumule muita tranqueira pois quanto menos coisa você possuir mais livre você será para viver a sua própria vida e ter tempo para tocar seus projetos. O consumo te aprisiona!!


8. Você lançou um e-book. Conta um pouco sobre ele e o que podemos aprender com seus ensinamentos.

VERENA: Esse e-book é algo muito especial são dicas de como você conseguir tirar seus projetos do papel, foquei em alguns erros cruciais que o brasileiro se prende na hora de iniciar qualquer projeto. Em breve estou lançando o e-book 2 chamado "O super plano" que será algo mais completo com passo a passo ajudando o "small business" e os que sonham em realizar algo independente da proporção do negócio. O seu projeto pode ser desde uma viajem, um intercâmbio ou até mesmo uma empresa, espero ajudar milhares de pessoas com dicas e ideias que aprendi ao longo da minha carreira e, principalmente, vivendo aqui em Nova York.

9. Ah com certeza, viver em NYC é se transformar a cada dia, também sou prova disso e tenho certeza que você tem muito a nos ensinar. E para terminar, qual mensagem você deixa para os nossos leitores?

VERENA: Tenham mais consciência com relação ao consumo, não se permitam ser uma vítima desse mercado que leva tantos outros à tristeza, sentimento de fracasso e depressão. Experiências, humanidade e relacionamento valem mais que qualquer consumo inconsequente, seja protagonista da sua história e monte sua vida como um currículo para que ela seja algo no qual você vai se orgulhar em um futuro próximo.


Excelente mensagem e de acordo com vários posts que já fiz aqui no blog - sobre consumo consciente. Estar na moda com escolhas responsáveis e conscientes é a forma mais inteligente de se vestir.

Espero que tenham gostado do bate papo de hoje e que vocês possam começar a pôr em prática as dicas da Verena Cordeiro. Obrigada por aceitar o convite, você é sempre muito bem-vinda ao Bloguesia.

Ah, e não deixem de acompanhar o trabalho da Verena Cordeiro através do seu site Invista Nessa Viagem, Fanpage, Facebook e Instagram. Vale super a pena conferir todos os posts e baixar o e-book em que ela ensina os "10 passos para tirar o seu projeto do papel". Ela também faz consultorias à parte no seu site Navy-Invest.

Aproveitem! Um super beijo e até mais...

Taiara Desirée

#VerenaSilvaCordeiro #ConsultoraFinanceira #NovaIorque #dicasdeNovaIorque #finanças #modaconsciente #consumoconsciente #aartedevivercommenos #armadilhasdamoda #comosermenosconsumista #minimalismo #modainteligente #Bloguesia #entrevista

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é a mesma desde 2010: levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée, que tem na comunicação um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.