• Taiara Desirée

SAIBA QUAL O SEU TIPO DE CORPO


O Projeto SizeBR do SENAI CETIQT, desde 2010, identificou as principais formas corporais da mulher brasileira. Aprenda a identificar o seu tipo de corpo.


Imagem reprodução

Sabe-se que o Brasil é um país continental, possuindo a quinta maior área territorial do mundo, o quinto contingente populacional, corresponde a 47% da área da América do Sul, e é dividido em 5 grandes regiões: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

Devido ao seu vasto território e sua longa história desde o descobrimento que proporcionou uma miscigenação de raças no Brasil, conclui-se que é praticamente impossível se determinar um corpo padrão feminino para todo o território brasileiro.

O Projeto SizeBR do SENAI CETIQT, iniciado em 2010, é o principal estudo antropométrico brasileiro desenvolvido com tecnologia 3D de escaneamento corporal e foi aplicado nos principais centros de consumo distribuídos pelas cinco regiões do país. O estudo foi feito de forma regional, e assim foram apresentados resultados que mostraram a grande diferença da forma corporal da mulher brasileira nas diferentes regiões do país.

Para efeito de comparação, o estudo precisou situar a forma corporal da mulher brasileira em relação à outros povos e culturas, fazendo, portanto, uma comparação com a forma corporal das mulheres americanas e coreanas. Para isso, foram utilizados os critérios matemáticos utilizados no software FFIT e apresentados por Lee e outros autores (LEE et al., 2007).

Esses critérios definem 7 formas corporais mais comuns entre as mulheres brasileiras:

  1. ampulheta;

  2. ampulheta inferior;

  3. ampulheta superior;

  4. colher;

  5. triângulo;

  6. triângulo invertido e

  7. retângulo.


O estudo realizado nas cinco regiões do país constatou que a forma corporal que predomina entre as mulheres brasileiras é a retangular.

Para você aprender a identificar o seu tipo de corpo, basta tirar as suas medidas (busto, cintura, quadril alto e quadril baixo) com uma fita métrica em centímetros, conforme mostram as figuras abaixo, e depois verificar em qual desses biótipos você se enquadra. Na imagem acima você encontra as características detalhadas de cada biótipo e no artigo completo do estudo (neste link aqui) você encontra as fórmulas matemáticas para fazer os cálculos e descobrir o seu biótipo exato.

Saber o seu tipo de corpo é o primeiro passo para aprender a escolher as roupas que mais favorecem a sua silhueta. Isso você poderá conferir em um outro post que vou publicar aqui no Bloguesia.

Fonte: BASTOS, S. F.; SABRÁ, F. G., A forma do corpo da mulher brasileira, Senai CETIQT (2014).

Um super beijo e até mais.

Taiara Desirée

#tiposdecorpo #ProjetoSizeBR #principalestudoantropométricobrasileiro #softwareFFIT #Biótiposbrasileiros #mulherbrasileira #SenaiCETIQT #SABRÁFG #qualoseutipodecorpo #escaneamentocorporal

709 visualizações

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando a natureza e todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée - e/ou selecionados por ela (no caso dos Colunistas). Taiara tem a comunicação como um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para o mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.