• Taiara Desirée

MODA CONSCIENTE


Na semana Mundial do Meio Ambiente, falar sobre Moda e Consumo conscientes é fundamental.


Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e eu me sinto feliz por ter sido convidada pelo amigo, Pedro Nóbrega, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB, para palestrar sobre 'Sustentabilidade nos Meios de Produção', no evento 'Ambiente em Debate'.

Vivemos em um mundo repleto de leis e ordenamentos jurídicos, muitas vezes, ineficazes. Diante dessa realidade, cabe ao profissional do Direito, como defensor de direitos e deveres, não só discutir questões jurídicas relacionadas a legislações ou ações judiciais, mas, sobretudo, estimular um comportamento consciente em toda a comunidade, e assim tenho feito!

Eventos como o 'Ambiente em Debate', são de grande importância para que possamos transmitir informações que envolvem diversos segmentos da sociedade, disseminando a cultura de proteção do meio ambiente e estimulando os princípios do desenvolvimento sustentável, da participação comunitária e da cooperação entre os povos, de modo que, toda a humanidade entenda a necessidade de cooperar entre si para a perpetuação da paz entre as presentes e futuras gerações.


Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB).

Representar a Comissão de Direito da Moda neste evento, foi desafiador, mas, sobretudo, surpreendente, pois, embora muitos ainda considerem que falar de moda é futilidade, pude, através da exposição de fatos e dados, mostrar que a Moda é um assunto cada vez mais relevante dentro das questões sociais.

É um desafio que existe em escala global, mas, cada um de nós pode e deve fazer a sua parte, e a nossa missão é alcançar toda a população através da informação objetiva e descomplicada, estimulando o consumo consciente.

Na palestra fiz uma abordagem sobre a realidade por trás da Indústria da Moda e compondo a Mesa de Debate estiveram presentes a Gabriela Maroja (professora do Curso de Design de Moda do UNIPÊ), a Renata Cabral (advogada também membro da Comissão de Direito da Moda da OAB-PB) e o Pedro Nóbrega (advogado e Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB).



Renata Cabral, eu e Gabriela Maroja.

O Moda é a segunda maior atividade econômica do mundo e também a segunda indústria mais poluente do mundo. Não podemos continuar produzindo e consumindo as custas do meio ambiente e da vida das pessoas.

Por isso repito essa minha frase que, inclusive, foi compartilhada pelo Fashion Revolution Brasil.


Vamos todos pensar dessa forma e vestir a mudança que queremos ver no mundo.

Fiz uma temporada de posts no Bloguesia que mostram, através de fotos e vídeos, como criar ótimos looks usando peças do seu closet, do marido ou namorado, mãe, irmã... enfim, mostrei que é possível ter estilo, sem, necessariamente, estar usando os últimos itens da moda. Essa é uma maneira de lançar mão da criatividade e, acima de tudo, do consumo consciente.

Inspirem-se nesta ideia!

Taiara Desirée

#DiaMundialdoMeioAmbiente #ComissãodeDireitoAmbiental #OABPB #AmbienteemDebate #DireitoeModa #ComissãodeDireitodaModa #IndústriadaModa #GabrielaMaroja #RenataCabral #PedroNóbrega #consumoconsciente #moda #fashion #DireitoAmbiental #advogada #TaiaraDesirée

45 visualizações

Apoie o Bloguesia

A missão do Bloguesia é levar informação confiável e relevante para ajudar e inspirar os leitores a compreender e buscar um estilo de vida mais saudável, harmônico e compassivo, respeitando a natureza e todos os seres que habitam a Terra conosco. São mais de 9 anos de pesquisas, estudos, posts, parcerias e publicações através de textos, fotos, artigos, vídeos e áudios produzidos de forma independente pela Taiara Desirée - e/ou selecionados por ela (no caso dos Colunistas). Taiara tem a comunicação como um propósito de vida, sendo imensamente grata a todos que fazem parte desta história. Uma Criativa Cultural e entusiasta, que carrega no coração uma enorme vontade de fazer muito mais. Ao doar para o Bloguesia, você colabora para a manutenção deste trabalho, ajudando a melhorá-lo e a trazer para o mundo cada vez mais conteúdo de valor.

Gratidão!

Bloguesia by Taiara Desirée

2019 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.