Frequentemente usado para colorir cosméticos e até alimentos, o vermelho carmim vem de insetos!
Conhecida como uma 'cor', o CARMIM, nada mais é do que uma substância corante de coloração vermelho vivo, que é extraída da cochonilha-do-carmim [Dactylopius coccus] um inseto 'parente' do pulgão.
São insetos diminutos que se alimentam da seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Para defender-se da predação por outros insetos, produz o ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante que leva seu nome.
O corante carmim é comumente usado para dar cor em tintas, fármacos, cosméticos e até como aditivo alimentar.
Portanto, aquele batom, esmalte, blush, hidratante, remédio, shampoo ou qualquer produto ou alimento em tons vermelhos ou rosados podem conter carmim em sua composição e, assim, você estará ingerindo ou consumindo um produto que contém insetos esmagados.
Sabendo disso, verifiquei alguns rótulos de produtos que já tinha em casa e, para minha surpresa, descobri que continham carmim... OMG... todos foram imediatamente para o lixo!
Então, para termos a certeza de que estamos consumindo produtos livres de insetos, tóxicos, conservantes e diversas outras substâncias que, além de 'sujas' trazem riscos à saúde, nada melhor do que optar por empresas que fabricam produtos naturais, orgânicos e veganos, produzindo a partir de extratos vegetais que possuem propriedades nutritivas, hidratantes, calmantes e que só contribuem para o bem de nossa saúde.
Se você deseja adotar um estilo de vida saudável e sustentável, consumindo de maneira consciente e de empresas que atuam com responsabilidade social, na nova página do Bloguesia chamada RECOMENDAÇÕES compartilho marcas, produtos, serviços e ações que existem com propósitos que vão muito além do consumo, acompanhe as novidades!
E se você deseja comprar batons vermelhos livres de carmim ou qualquer ingrediente tóxico, a FACE IT é repleta de opções. Vale a pena conferir acessando www.faceitnatural.com.
Um beijo e até mais!
Taiara Desirée